Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Vacina contra zika será testada em animais

Vacina contra zika será testada em animais


A vacina poderá estar disponível para produção em dois anos.

A partir de novembro o teste da vacina contra zika em desenvolvimento pelo Instituto Evandro Chagas e a Universidade Medical Branch, dos Estados Unidos, deverá começar a ser feito em animais. 

A vacina é feita a partir de partículas do vírus atenuado. A meta é fazer mutações no genoma do vírus para que ele perca sua capacidade de produzir a doença mas, ao mesmo tempo, seja reconhecido pelo organismo para que anticorpos sejam produzidos.

Em fevereiro ela deverá ser testada em voluntários humanos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amapá. Estados que não registam até agora circulação do zika. A previsão é de que a vacina entre em produção daqui a dois anos se tudo correr bem, segundo o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, que é integrante do Comitê de Emergência para Zika e Microcefalia da OMS.

O projeto prevê a aplicação de uma dose. O público alvo são mulheres em idade fértil que não estejam grávidas. Outro imunizante que está sendo desenvolvido poderia ser utilizado em gestantes.

Até maio deste ano mais de 1.300 casos de microcefalia foram confirmados em todo o Brasil, em 499 municípios, localizados em 26 unidades da federação. Mas a preocupação é de que esse número aumente ainda mais até o final do ano.

Deixe um comentário